.

Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum completa 15 anos e inicia as comemorações com temporada gratuita da peça FAUNA na Funarte MG

Fauna por Guto Muniz

Em 2022, o Grupo Quatroloscinco faz 15 anos de trabalho e pesquisa em teatro contemporâneo. Em seu repertório, o grupo possui um histórico de 8 espetáculos criados, realização de dezenas de oficinas, workshops e seis publicações de dramaturgia autoral. Toda essa história será comemorada em 2022 com apresentações, bate-papos, intercâmbios e novas criações.

Para iniciar as comemorações, os artistas apresentam FAUNA, um dos espetáculos mais elogiados no repertório do grupo, de 07 a 10 de julho de 2022, na Funarte MG. A temporada é gratuita e conta com um bate-papo com a crítica e pesquisadora Julia Guimarães Mendes (FALE/UFMG).

FAUNA é uma peça interativa e convivial que mergulha sobre a relação entre corpo individual e corpo coletivo, e a dimensão política dos afetos. Com direção de Ítalo Laureano e Rejane Faria, e texto e atuação de Assis Benevenuto e Marcos Coletta, teve provocação criativa do dramaturgo paulistano Alexandre Dal Farra, convidado especialmente para o projeto.

Na peça-conversa, nome atribuído pelo grupo, dois atores convidam o público a explorar as afetividades entre corpos e discursos, que se misturam e se confundem, para desconstruir identidades. Em cena, os atores rompem com a narrativa tradicional do teatro, atenuando os limites físicos entre palco e plateia e, a partir de sucessivos jogos e situações, levam o espectador para dentro da cena.

Inspirado na obra O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e fim do indivíduo, do filósofo Vladimir Safatle, o grupo explora temas como violência, desejo, liberdade e desamparo. A extinção da espécie humana, enquanto consciência de nossa estadia passageira pelo planeta, também é um dos temas da peça.

FAUNA já representou Minas Gerais no SESC Palco Giratório 2018, maior projeto de circulação teatral do Brasil, por onde esteve em 31 cidades de 14 estados brasileiros. Após a nova temporada comemorativa na Funarte MG, o Quatroloscinco se apresenta no Festival Nacional de Teatro de Itajaí, em Santa Catarina, com o espetáculo TRAGÉDIA, dirigido pelo diretor e cineasta Ricardo Alves Jr, em 22 de julho de 2022.

No segundo semestre, o grupo se dedica ao projeto Encontro Comum, que produzirá três criações cênicas diferentes dirigidas pelos convidados Eid Ribeiro, Sara Rojo e Ricardo Alves Jr. A estreia dessas criações está prevista para o final do ano. Outras apresentações, oficinas e atividades comemorativas dos 15 anos do Grupo Quatroloscinco também estão em fase de produção.

A temporada de FAUNA é viabilizada pelo edital Zona Cultural Praça da Estação, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte e também conta com o apoio da Funarte MG.

SOBRE O GRUPO QUATROLOSCINCO

Formado pelos artistas Assis Benevenuto, Italo Laureano, Marcos Coletta, Maria Mourão e Rejane Faria, o Grupo Quatroloscinco mantém trabalho continuado de pesquisa e prática teatral desde 2007, baseado principalmente na criação coletiva e autoral sob uma estética contemporânea. O grupo busca uma cena centrada no jogo entre os atores e em seu encontro com o espectador. Surgido como um coletivo de pesquisa de alunos de Teatro da UFMG, o Quatroloscinco se profissionalizou e se tornou um dos mais destacados e elogiados nomes da nova geração do teatro mineiro, conquistando prêmios, críticas, e apresentações em mais de 70 cidades de 21 estados do país, além de Cuba, Uruguai e Argentina, em festivais de cunho nacional e internacional. Tem em seu repertório os espetáculos Tragédia, Fauna, Ignorância, É só uma formalidade, Outro Lado, Get Out! e Humor, além de seis livros lançados com a dramaturgia de seus espetáculos.

SERVIÇO

FAUNA
Temporada Popular
07 a 10 de julho de 2022, quinta a domingo, 19h30
Funarte MG (R. Januária, 68)
Entrada gratuita
Lotação: 80 pessoas
*Ingressos retirados apenas no local, 1h antes do evento

Bate-papo: Relações com o público na cena convivial
com Grupo Quatroloscinco e Julia Guimarães Mendes (FALE/UFMG)
09 de julho de 2022, às 15h30
Funarte MG (R. Januária, 68)
Entrada gratuita

* O bate-papo e a apresentação do dia 09/07 terão tradução em LIBRAS.