.

é só uma formalidade // 10 anos

é só uma formalidade, nosso primeiro espetáculo de longa duração, foi estreado em 2009 após quase um ano de processo de criação a partir da cena curta de mesmo nome. a obra foi livremente inspirada em dois textos que nos atravessaram durante o processo, "solo los giles mueren de amor", do argentino cesar brie e "apenas o fim do mundo", do francês jean-luc lagarce.

foi em "formalidade" que, de fato, aprofundamos nossa pesquisa em criação coletiva e buscamos uma encenação pautada em uma estreita relação com a plateia, caminho que continuamos a desenvolver nos trabalhos posteriores. neste momento do grupo, sérgio andrade nicácio foi um importante cocriador do espetáculo como ator, dramaturgo e criador da trilha sonora. após a temporada de estreia, sérgio deixou o grupo e assis benevenuto entrou para substituí-lo. foi quando o grupo encontrou a formação que perdura até hoje.

"é só uma formalidade" foi produzido de forma independente, sem qualquer patrocínio, e contou com apoio fundamental da zap 18, da ufmg e da cia. clara. desde então, a peça circulou por 24 festivais do país e do exterior, e foi indicada a 5 prêmios usiminas/sinparc nas categorias ator coadjuvante, atriz coadjuvante, texto inédito, trilha sonora e melhor espetáculo, vencendo na categoria melhor atriz coadjuvante. também foi eleita a grande revelação do fringe/festival de curitiba em 2010, o que nos deu projeção nacional e nos abriu diversas oportunidades.

este ano, estamos realizando apresentações especiais em comemoração aos dez anos da peça. acompanhem nossa agenda!