.
.

fit-bh 2010: desdobramentos

após a série de manifestações e protestos da classe cultural contra o cancelamento do fit-bh e contra toda a deficiente administração cultural pública de belo horizonte, a fundação municipal de cultura resolveu voltar atrás e irá promover o festival internacional de teatro em 2010. apesar da imediata desconfiança da classe artística quanto à decisão, a fundação se comprometeu em realizar um festival de qualidade, onde serão contornados os problemas anteriormente alegados. também afirmou que a classe artística e a comissão formada para representá-la nesta discussão acompanhará de perto toda a produção do festival. infelizmente, alguns dos excelentes profissionais integrantes da equipe do festival se afastaram de seus cargos depois de tanto embaraço e mal estar criado pelas medidas equivocadas da prefeitura.

no dia 12 de abril, em resposta aos protestos da classe artística, a fundação anunciou um novo modelo de gestão para o fit, onde foram colocadas todas as propostas e onde está incluído também a criação do conselho municipal de cultura. as propostas podem ser acessadas no site da prefeitura de belo horizonte: http://bit.ly/1RKmH3x

com certeza, a confirmação da realização do fit-bh 2010 é uma grande conquista para a cidade. a classe artística se mobilizou e se fez ouvir frente à administração cultural da cidade. um feito importante frente a uma série de mudanças que precisa ocorrer na nossa gestão pública cultural. que esta vitória sirva para fortalecer a articulação e o interesse da classe artística pelas questões políticas que nos dizem respeito e conceber um sistema cultural mais eficiente e transparente em belo horizonte.