.
.


“Outro Lado” é o segundo espetáculo de longa duração realizado pelo Quatroloscinco – Teatro do Comum, e quinto trabalho cênico do grupo. Esta montagem é resultado de 8 meses de pesquisas em criação coletiva e dramaturgia autoral – linha na qual o Quatroloscinco se debruça desde seu primeiro trabalho.

"Outro Lado" figurou entre os "melhores espetáculos na seleção da revista Bravo!" (ed. nov/11); conquistou o 1º lugar no Prêmio Mixsórdia 2011 - Categoria Artes Cênicas; e recebeu 4 indicações ao 8º Prêmio Sinparc, nas categorias "Texto", "Espetáculo", "Ator", e "Atriz".

Sinopse
Essa é a estória de pessoas que compartilham alguns anos de suas vidas dentro de um pequeno espaço. Elas poderiam ter tomado outros caminhos, talvez nunca teriam se encontrado, milhões de combinações possíveis. No entanto, estão ali. Lá fora, o mundo está um caos e poucos têm coragem de sair de suas casas. Mas amanhã será um novo dia! Amanhã! Quando todos viverão outra época da humanidade.

O processo
No início de 2011, começamos a estudar textos da dramaturgia contemporânea latino-americana como “Pas-de-Deux”, de Eduardo Pavilovski e “Neva”, de Guillermo Calderon. Logo, esta pesquisa se ampliou para filmes e diversos outros materiais de apoio, que nos serviram de referencial para encontrarmos o mote do espetáculo. Assim, a partir do livro infantil “O outro lado”, de Istvan Banyai, e da ideia do Cubo de Rubik, como um microuniverso de infinitas possibilidades, partimos para a criação do texto. Após a finalização da primeira versão da peça, começamos as experimentações cênicas. Durante quatro meses, o texto foi colocado em cena, modificado, repensado, reescrito. E, em outubro de 2011, chegamos a um possível resultado.

“Outro lado” aborda questões políticas e existenciais através de uma fábula central atravessada por diversas cenas e fragmentos que rompem a narrativa linear. A peça também discute os limites entre realidade e ficção; a relação entre memória e história; e os conflitos entre o universo particular e o coletivo.

Uma importante busca estética do grupo está na relação direta com a plateia, em uma tentativa de criar um espaço de compartilhamento real no instante da representação. Os atores procuram construir relações, tensões e estados que possam permitir a ligação constante com o espectador.

“Outro Lado” condensa os cinco anos de pesquisa e prática teatral do Quatroloscinco – Teatro do Comum.

Ficha Artística
Criação Coletiva
Drama/65min./Classificação: 12 anos
Direção e atuação: Assis Benevenuto, Ítalo Laureano, Marcos Coletta e Rejane Faria
Texto: Assis Benevenuto e Marcos Coletta
Criação de Figurino: Paolo Mandatti
Criação de Luz: Marina Arthuzzi
Criação de Cenário: Daniel Herthel
Assistente de Cenotécnica: Wallace Colibri
Canção original: Marcos Coletta
Arranjo e Assessoria musical: Sérgio Andrade
Oficina em Feldenkrais e Direção de Movimento: Jimena Castiglioni
Design Gráfico: Marcos Coletta
Produção: Maria Mourão
Realização: Quatroloscinco - Teatro do Comum




Outro Lado